Chance de acidente é quase duas vezes maior do que na Capital.

Trânsito de Rio Preto é um dos mais perigosos do Estado, diz Polícia MilitarO trânsito de São José do Rio Preto (SP) é considerado o mais perigoso de todo Estado. A informação é da Polícia Militar e do Instituto Lucy Montoro. De acordo com levantamento, proporcionalmente, a chance de uma pessoa morrer vítima de acidente na cidade, é quase duas vezes maior do que nas ruas da capital paulista.

Foi com muita paciência e dedicação, que Valdenice da Silva conseguiu retomar a rotina. Há um ano e dois meses, a enfermeira sofreu um grave acidente de trânsito, precisou amputar parte da perna esquerda, e hoje caminha com ajuda de uma prótese. “Tive duas fraturas esposta, esmagamento. Estava apenas voltando para casa quando um senhor não respeitou o pare”, conta Valdenice.

São comportamentos como este que tornam o trânsito de rio preto cada vez mais arriscado. O tenente da Polícia Militar Rafael Herique Helena diz que a imprudência ainda é a principal causa de acidentes. De janeiro a julho deste ano, foram registradas aqui cerca 2500 ocorrências, 177 acabaram em morte. Enquanto em Rio Preto o índice de mortes é de 25 para cada 100 mil habitantes, em São Paulo essa taxa não passa de 13.

Como se não bastasse a imprudência, Rio Preto é um dos municípios paulistas com o maior número de veículos por morador. Já são 324 mil carros e motos rodando pelas ruas da cidade, que tem cerca de 410 mil habitantes. A cidade está em primeiro lugar no ranking de motos: elas representam 22% da frota.

Com as ruas cada vez mais congestionadas foram necessárias medidas para melhor a situação. “Famos fazerem 2015 uma campanha maciça, a GM volta ao trânsito para orientar motoristas e vamos fazer mais melhorias”, comenta o secretário de Trânsito Aparecido Capelo.

Mesmo que obras e melhorias sejam feitas, nada vai mudar, se as pessoas não se tornarem mais responsáveis.

Continue lendo: Trânsito em Rio Preto é o mais perigoso do Estado, diz levantamento